Como amortecer no ParkourAgora é provado pela ciência, a técnica mais utilizada no Parkour, o amortecimento na ‘pontinha do pé’, é de longe mais eficiente do que tudo o que se encontrava na literatura até hoje.

Devido a jovial idade do Parkour (pouco mais de 15 anos que foi apresentado para o mundo), tudo que fazemos hoje é muito empírico, ou seja, foi aprendido e ensinado na base da tentativa e erro. Foram criações, adaptações e readaptações até chegar onde estamos, e não tenho dúvidas que o parkour ainda muda todos os dias. Apenas nos últimos anos que começaram a ser feitos estudos sérios sobre o parkour, com base científica, cálculos, uso da tecnologia e supervisão de gente muito bem estudada. E isso só agrega ao nosso esporte.

A última novidade é essa: Damien L. Puddle e Peter S. Maulder, da School of Sport and Exercise Science, da Nova Zelândia, realizaram o estudo Ground Reaction Forces and Loading Rates Associated with Parkour and Traditional Drop Landing Techniques. Que basicamente compara o efeito do impacto de saltos realizados com a técnica tradicional de amortecimento, a técnica do amortecimento do salto de precisão do parkour e do amortecimento seguido de rolamento.

O resultado, felizmente, é o que todos nós esperavamos. A técnica do Parkour é muito mais eficaz do que a tradicional técnica de amortecimento utilizada em outros esportes. Pra facilitar, da uma olhada nas tabelas e, lá em baixo, no link para o estudo completo.

Parkour Landing

Parkour Roll

Normal LandingResultados - Amortecimento ParkourResultados - Amortecimento Parkour

Resultados - Amortecimento Parkour

Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui: https://www.jssm.org/vol12/n1/17/v12n1-17pdf.pdf

Para nós do GAP, o mais importante é ter a certeza de que tudo isso que praticamos e ensinamos é a forma correta. E melhor ainda, como citado na conclusão do estudo, apesar de ser uma técnica específica do Parkour, ela pode ser utilizada por não atletas e praticantes de outros esportes, melhorando a absorção de impacto seja em seus treinos ou na vida cotidiana.

Então, fica a dica, quando ver alguém amortecendo com os calcanhares, ensine a técnica correta! 😉